Consumidor Consciente

Crescer em paz, com educação, saúde, segurança, lazer e um núcleo familiar sólido e consistente são direitos da criança.

Características

A sociedade deve garantir que tais direitos sejam exercidos de forma plena pela criançada. Nas relações de consumo, as crianças ainda não têm maturidade suficiente para comprar ou vender mercadorias e serviços. Por isso, o intermédio de um adulto se faz necessário para dar todas as condições de análise do que se expõe nas mercadorias e serviços, principalmente nas propagandas. A sociedade deve incentivar na criança a introdução do conhecimento sobre educação para o consumo, publicidade enganosa, qualidade dos serviços públicos etc.

Com essa educação, a criança de hoje e adulto de amanhã, saberá sua importância nas relações de consumo como agente modificador de transações comerciais mal executadas, tanto como consumidor quanto como fornecedor de bens e serviços.

Esperamos que essa cartilha bem humorada com exemplos práticos do dia-a-dia, auxilie a construção de uma sociedade mais consciente sobre o papel de cada indivíduo nas práticas de consumo de acordo com o CDC ( Código de Defesa do Consumidor).